Fotografia da Semana

Fotografia da Semana
Dubrovnik - A Pérola do Adriático ...!

Comente esta fotografia!

Video da Semana - Chegada a Dubrovnik...!

Comente este video!

quarta-feira, 13 de maio de 2009

O Amolador de Facas


Não há muitos anos, podia ver-se pelas ruas das vilas e aldeias do nosso país, alguém que vinha numa bicicleta cheia de coisas estranhas e que, para chamar a clientela, tocava uma flauta com um som muito particular e característico.

Era o Amolador de Facas...!


Ainda me lembro do que passava na minha rua, numa cidade alentejana, já lá vão trinta e tal anos...

Era um senhor de meia idade, pele morena marcada pelo sol, rosto enrugado pela dureza da vida mas com olhar manso e amigo que eu admirava.

Embora trabalhasse ao sol, sobre uma bicicleta, afiando facas, alicates, tesouras e afins, mostrava-se sempre bem disposto e educado com todos.

Lembrei-me dele, porque hoje em plena Coimbra do século 21, voltei a ouvir esse mesmo som.


Eu nem queria acreditar!...Será possível, será que é mesmo?

Levantei-me, saí do escritório e fui ver...e lá estava ele: O Amolador de Facas!


Chamei a minha mulher e os meus filhos e ficámos todos encantados a observar o amolador de facas da "nossa" rua!


Num mundo em irremediável transformação em que os objectos se mostram cada vez mais descartáveis, as pessoas e consequentemente as profissões, também o vão sendo.

Hoje, tudo se deita fora. Ou por estar velho ou gasto, ou por simplesmente não ser da cor da moda. Facilmente se substitui por outro mais novo ou mais moderno.

Mas nem tudo o que é mais velho e mais usado é por si só melhor. Nem tudo pode ser trocado. Não a experiência e o esforço de uma vida...

Quantos e quantos "amoladores de facas" não desapareceram, mas não por estarem velhos e cansados, mas sim por desânimo e tristeza por terem deixado de ser úteis...!

Mas este Amolador de Facas de Coimbra está de volta!!!

1 comentário:

carla disse...

Ficaste a admirar o amolador, tu e a tua mulher e as tuas filhas.. E foste lá, mandar amolar alguma coisa? Foste? Parece me que não. É que eles precisam de viver, sabes? Precisam de dinheiro para comer. Não vivem do ar. Gostaste muito de os ver. Mas se gostaste e queres que continuem, tens que fazer a tua parte, para que continuem a existir, sabes? Se gostaste tens que retribuir algo ao mundo.